Manutenção de poços tubulares

Manutenção de poços tubulares

Os poços tubulares são obras realizadas para a captação de água subterrânea, que por sua vez encontra-se armazenada nos aquíferos (formações rochosas situadas abaixo da superfície da Terra).

Para que estas obras sejam realizadas de modo eficiente, tendo em vista a conservação dos recursos hídricos e os padrões sanitários exigidos pelos órgãos competentes, é necessário um serviço permanente de manutenção dos poços.

Objetivo geral do serviço

O serviço de Manutenção de Poços Tubulares tem como objetivo geral o acompanhamento sistemático do poço, visando minimizar a probabilidade de ocorrências de situações emergenciais indesejadas, que podem causar o colapso do poço e problemas no sistema de abastecimento de água. 

Dentre os problemas mais comuns e frequentes nos poços, pode-se destacar:

  • Problemas de origem mecânica (obstruções de filtros, produção de areia, deterioração da estrutura do poço e defeitos em equipamentos);
  • Problemas de origem hidráulica (relacionados à queda de produção de água e diminuição da vazão do bombeamento) e
  • Problemas de qualidade da água (modificações nas características físico químicas e bacteriológicas da água).

Tipos de manutenção

  1. Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva do poço é uma ação planejada, que envolve a inspeção e o controle de todo o sistema, com base em critérios e procedimentos uniformizados.

No decorrer da operação do poço, suas condições iniciais são analisadas, possibilitando a previsão de problemas futuros. Em seguida, cabe à Manutenção Preventiva apontar as prováveis causas destes problemas e as soluções mais adequadas, a fim de resolvê-los em tempo hábil.

São exemplos de ações realizadas: i) observações e medidas periódicas; ii) serviços de limpeza ou recondicionamento do poço; iii) análise da parte elétrica, do estado dos equipamentos e do comportamento do aquífero e iv) monitoramento da qualidade da água.

2. Manutenção Corretiva

Este tipo de manutenção consiste em práticas corretivas emergenciais, ou seja, que ocorrem após a identificação de problemas. Sendo assim, a Manutenção Corretiva não investiga as verdadeiras causas dos problemas, tratando apenas dos seus efeitos imediatos.

Observação: É importante ressaltar que as ações a serem realizadas, em ambos os tipos de manutenção, devem levar em consideração a intensidade da operação e as peculiaridades de cada poço, como os tipos de equipamentos e materiais utilizados na perfuração. 

Conforme pode ser visto na Figura 1, no caso dos aquíferos porosos (rochas sedimentares, com mais espaços vazios) os poços são totalmente revestidos e os filtros ficam situados nas áreas mais produtoras de água. Já nos aquíferos fissurais (rochas cristalinas, mais compactas) o revestimento é reduzido a poucos metros e não há necessidade do uso de filtros.

Figura 1. Poços tubulares profundos nos aquíferos poroso e fissural. Fonte: CTRHM (2021)
Figura 1. Poços tubulares profundos nos aquíferos poroso e fissural. Fonte: CTRHM (2021)

Vantagens da manutenção de poços

Dentre as vantagens da Manutenção de Poços Tubulares, pode-se destacar:

  • Garantia do bom funcionamento do poço;
  • Melhor desempenho e aumento de vida útil do poço;
  • Redução de problemas e situações emergenciais;
  • Diminuição das despesas de energia, equipamentos e materiais;
  • Maior segurança e melhores condições para as operações futuras;

De acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela lei federal 9.433/97, todo poço deve ser construído com as devidas autorizações dos órgãos ambientais competentes, seguindo as normas legais e regulamentares.

Com quatro décadas de experiência em todo o território nacional e uma equipe altamente qualificada, a HIDROCON oferece soluções personalizadas de manutenção de poços tubulares.

Estamos prontos para atender você! Entre em contato conosco e garanta o melhor desempenho do seu poço!

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn